Certificados Digitais L
Lucas R. Camargo¹
1Engenharia de Computação – Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR) cascamargo92@gmail.com
20/03/2015
1. Introdução
Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, com a evolução da tecnologia vem o aumento de oportunidades para os agentes maliciosos na rede, criando a necessidade destas transações eletrônicas possuirem mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade (princípios d eum sistema seguro) às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.
2. Certificado Digital
“No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos. ” Autor Ofício Eletrônico (2010)
Sob essa afirmação podemos afirmar que a certificação digital proporciona inúmeros benefícios, possibilitando aos seus usuários a utilização da internet como um meio relativamente seguro para a disponibilização de serviços com uma maior agilidade, praticidade, facilidade de acesso e uma redução de custos substancial.
O certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente e cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. As informações públicas contidas num certificado digital são o que possibilita colocá-lo em repositórios públicos.
Um Certificado Digital normalmente apresenta as seguintes informações: nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública período de validade do certificado chave pública nome e assinatura da entidade que assinou o certificado número de série.
Figura 1 – Exemplo