Certificado de calibração
PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
REVISÃO: 03 JAN/2009
SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA
1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este documento estabelece os requisitos relativos à expressão da incerteza de medição que os laboratórios de calibração na área de metrologia dimensional devem atender para obter e manter reconhecimento pela Rede Metrológica RS. Este documento se aplica a todos os laboratórios de calibração na área dimensional, reconhecidos e postulantes ao reconhecimento, devendo ser observado pelos avaliadores técnicos da Rede Metrológica RS da área dimensional.
2 REFERÊNCIAS • Versão Brasileira do Documento de Referência EA-4/02 – Expressão da Incerteza de Medição na Calibração (Janeiro/1999).
3 DEFINIÇÕES • Não aplicável.
4 METODOLOGIA Os cálculos e a expressão das incertezas de medição referentes às calibrações realizadas pelos laboratórios de calibração na área dimensional, reconhecidos e postulantes ao reconhecimento pela Rede Metrológica RS devem ser elaborados e implementados de acordo com os princípios estabelecidos no documento “Versão Brasileira do Documento de Referência EA-4/02 – Expressão da Incerteza de Medição na Calibração” (Janeiro/1999)”. O cálculo da incerteza de medição deve ser efetuado para todas as calibrações realizadas, levando em consideração, pelo menos, os componentes de incerteza apresentados nas tabelas seguintes: Tabela 1: Componentes de incerteza a serem considerados na calibração de micrômetros externos. Medição do erro de indicação fmáx com blocos-padrão de faces planas e paralelas. Tabela 2: Componentes de incerteza a serem considerados na calibração de micrômetros externos. Medição da planeza e paralelismo utilizando planos óticos e paralelos óticos. Tabela 3: Componentes de incerteza a serem considerados na calibração de micrômetros externos. Medição do