Administra O Por Objtivos
A administração por objetivos (APO) ou administração por resultados surgiu em função de exigências ambientais e internas que as organizações passaram a sofrer, em meio a década de 1950, identificado com o espirito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica, apareceu quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO. O maior foco da APO é a interação entre os gerentes e seus subordinados no processo de definição de objetivos, a fim de monitorar, avaliar, e controlar o desempenho do indivíduo na organização, como forma de alcançar os objetivos da organização. Esse processo consiste em quatro etapas:
* Especificação dos objetivos: onde serão definidos os objetivos a ser tratados para chegar a grandes resultados, essa é considerada uma das principais etapas desse processo.
* Desenvolvimento de planos de ação: os planos de ação que especificam como os objetivos devem ser alçados.
* Monitoramento de progresso: onde é possível avaliar se os planos especificados estão realmente funcionando na prática, podendo ocorrer algumas alterações necessárias.
*Avaliação dos resultados: serão avaliados os resultados alcançados, comparando-os com os objetivos traçados. Nessa etapa é verificado o desenvolvimento individual e em grupo, resultando em promoções, aumento de salário, entre outros, como forma de motivação.
As características da APO, apesar das diferenças de enfoque dos autores, podem se definidas genericamente: estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento, entre o executivo e o seu superior; interligação dos objetivos departamentais; elaboração de planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle; sistema continua de avaliação, revisão e reciclagem dos planos; participação atuante da chefia; apoio intenso do staff, principalmente durante os primeiros períodos. A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos