cerrado brasileiro
INTRODUÇÃO
O cerrado brasileiro, também conhecido como savana brasileira, está localizado predominantemente no Planalto Central do Brasil. Ocupa cerca de 20 a 25% do território nacional ou 2 milhões de quilômetros quadrados. O cerrado é o segundo maior bioma do país, depois da floresta Amazônica e hoje o que mais sofre agressões por parte do "desenvolvimento". Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é principalmente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso.
VEGETAÇÃO E FLORA
O cerrado é uma formação mista: com árvores, arbustos e vegetação rasteira associados. As árvores apresentam galhos e troncos retorcidos, raízes profundas, casca grossa, formas que lembram uma vegetação adaptada a falta de água (mas o fator limitante do crescimento não é a falta de água e sim a acidez dos solos tropicais).
O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas desse bioma, caducifólia ou decídua (as folhas caem durante a estação seca do ano).
Entre as espécies vegetais que caracterizam o Cerrado estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, a catuaba e o indaiá. Debaixo dessas árvores crescem diferentes tipos de capim, como o capim-flecha, que pode atingir uma altura de 2,5m.
CLIMA E LATERIZAÇÃO
O clima predominante é o tropical semi-úmido ou tropical continental ou tropical alternadamente seco e úmido ou tropical típico, caracterizado por apresentar temperaturas altas que variam de, aproximadamente, 18º C em média, no inverno, e 25º C, no verão. A pluviosidade é de 1.500 mm ao ano, mas com chuvas concentradas no verão e estiagem no inverno.
Esta