RESUMO - Apresentação da Filosofia de André Comte-Sponville
O que é a filosofia? Aborda o preâmbulo do livro “Apresentação da Filosofia”, de André Comte-Sponville, em sua segunda edição pela Martins Fontes Editora, e com tradução de Eduardo Brandão. Mas afinal, a que conclusão chega ao autor quando tenta explicar o que é, para que serve a filosofia? Segundo ele, a filosofia é a busca de explicações e raciocínios em torno de fenômenos da vida e da sociedade, sendo que essas reflexões levam o homem a uma vida mais feliz, digna e sábia.
A MORAL
André Comte-Sponville elabora uma reflexão para que os leitores possam entender o que é a moral filosófica, que, de acordo com ele, não é a linha que define o certo do errado, o bem do mal, e sim algo que está intrínseco ao ser.
As leis e as regras culturais-sociais definem o que é aconselhável ou não. Por exemplo, é aconselhável que não matemos, mas não necessariamente seja algo moral. Se matarmos, podemos passar através das leis da sociedade e sermos punidos e, no entanto, não termos traído a moral.
A moral, segundo o autor, são as regras impostas pelo próprio ser. Pensemos que todas as pessoas tivessem a capacidade de ficarem invisíveis, quando quisessem, e também fossem invencíveis. Muitas das leis — moralizantes, como diz Comte-Sponville — cairiam por terra. No entanto, aquilo que homem não faria, mesmo que pudesse fazer, sendo isento de qualquer ônus que lhe aparecesse, é sua moral.
Ainda assim, o filósofo menciona a possibilidade de uma moral não virtuosa, onde se têm uma boa índole por medo de algum deus que o possa castigar caso não o faça, ou com algum objetivo que seja. A moral, para a filosofia, segundo o autor, é aquela despretensiosa e cria ainda uma troca com o ambiente social, enquanto um precisa que você faça o bem para se desenvolver, você precisa receber o bem dessa sociedade para manter-se em determinada situação ou mesmo trocar.
A POLÍTICA
Através da política é possível que o homem seja sociável, diz o autor. Segundo ele, a política é