Cerimonial: sua verdadeira função e objetivo na sociedade.
João Lucio Mação
CERIMONIAL: SUA VERDADEIRA FUNÇÃO E OBJETIVO NA SOCIEDADE.
.
Vila Velha
2012
João Lucio Mação
CERIMONIAL: SUA VERDADEIRA FUNÇÃO E OBJETIVO NA SOCIEDADE.
Trabalho de conclusão de curso, para o título de Tecnólogo em gastronomia, Área de Gastronomia, da Universidade de Vila Velha, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Gastrônomo.
Orientadora: Adriana
.
Vila Velha
2012
SUMÁRIO:
1 - INTRODUÇÃO:
Neste estudo traremos os tópicos de o que é um cerimonial, os tipos de serviços que podem ser oferecidos e os clientes que utilizam.
O serviço de cerimonial é parte fundamental da organização de seu evento, pois é o que garante que tudo que foi planejado antecipadamente, de fato esteja no seu devido lugar, e aconteça no seu devido tempo, na data de realização do evento, de forma que os anfitriões e convidados preocupem-se apenas em curtir a festa!
Podemos dividir o serviço de cerimonial em duas etapas:
1) Antes do evento: É o serviço responsável pela confirmação dos convidados, pela elaboração do roteiro do evento com o cliente, e pela checagem do agendamento e serviços com todos os fornecedores envolvidos no evento.
2) Na data do evento: a cerimonialista é o responsável pelo acompanhamento da montagem do evento, de forma a gerenciar os serviços dos fornecedores, para que tudo esteja conforme planejado no momento do evento. Também é o cerimonialista quem garante, durante a realização do evento, que todos os momentos aconteçam na sua devida hora, e que todo o evento tenha a fluência necessária que o torna agradável a seus convidados e anfitriões.
Embora o mercado de cerimonial esteja ligado a momentos de festa e celebração, o trabalho a ser desempenhado exige dedicação, capacidade de organização e fineza no trato com clientes e fornecedores (1).
O cerimonial tem sua origem nas