cerebro
Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso
O SISTEMA NERVOSO é constituído por um conjunto de estruturas que, integradas, são responsáveis pelos nossos comportamentos: desde os mais simples (os reflexos) aos mais complexos, como o pensamento, a memória, a imaginação e a linguagem.
Mecanismos de receção: são os órgãos que recebem(captam) os estímulos do meio externo ou interno. São, entre outros, os órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, etc.)
Mecanismos de coordenação: são o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. São estes dois sistemas formados por um conjunto complexo de estruturas que coordenam as informações recebidas pelos recetores e determinam as respostas concretizadas pelos efectores.
Mecanismos de reação (ou efetores): são sobretudo os músculos e as glândulas, que são os responsáveis por efetuarem as respostas, isto é, concretizam a reação aos estímulos.
Sistema Nervoso Central: desempenha essencialmente as tarefas associadas ao processamento e coordenação das informações. É constituído pela espinal medula e pelo cérebro.
Sistema Nervoso Periférico: desempenha funções ligadas à condução e circulação das informações É constituído por nervos sensoriais, motores e mistos.
No caso particular do SISTEMA NERVOSO podemos encontrar dois tipos principais de células: os neurónios e as células gliais.
Neurónio
Os neurónios (células nervosas), são células especializadas responsáveis por grande parte das funções do sistema nervoso.
Os neurónios apresentam duas propriedades:
Excitabilidade: que lhes permite reagir a estímulos e produzir uma pequena corrente a transmitir a outro neurónio
Condutibilidade: que lhes permite transmitir as excitações a outras células nervosas.
Tipos de Neurónios
Neurónios aferentes ou sensoriais: são afetados pelas alterações ambientais e ativados pelos vários estímulos com origem no interior ou exterior do organismo.
Recolhem e conduzem as mensagens da