Cerebelo
O cerebelo tem o dever de fazer com que o sistema motor seja mais ‘’refinado’’
Pois sem eles os movimentos seriam desajeitados, trêmulos e alguns movimentos seriam impossíveis.
O cerebelo só funciona no que diz respeito as atividades motoras que podem dar inicio em qualquer lugar o sistema nervoso
Ele tem a responsabilidade de ‘’ligar e desligar’’ os músculos agonistas e antagonistas disparando os movimentos continuamente. É responsável pelos nucléolos de base que são: um dos consultores cerebrais no que diz respeito a atividade motora.
Alguns exemplos de atividades realizadas pelos nucléolos de base são: movimentos dos olhos, cortar papeis, bater um prego.
A fisioterapia pode atuar na reailitação da marcha pois ela é muito importante para um individuo é ela que dá a mobilidade motora. A fisioterapia tem como função ajudar e controlar o ganho ou a sensibilidade dos reflexos motores.
O cerebelo
Anatomia Macroscópica
Situa-se embaixo e na parte posterior do cérebro. divide-se em duas massas denominadas lobos cerebelares. Os lobos são ligados no centro pelo verme cerebral.Da mesma forma que o cérebro, o cerebelo apresenta substância cinzenta na parte exterior e branca no interior.
Está separado do cérebro pela tenda do cerebelo (prega da dura-máter) e tem ligação com medula e bulbo através do pedúnculo cerebelar inferior e comunica-se com a ponte e o mesencéfalo através do pedúnculo cerebelar médio e superior respectivamente.
O Cerebelo, que em latim significa "cérebro pequeno"
Na divisão anatômica o cerebelo se divide em: Vérmis
Hemisfério cerebelar direito
Hemisfério cerebelar esquerdo
Divisão ontogenética: A divisão ontogenética é baseada no desenvolvimento do homem. Nesta divisão consideramos o cerebelo dividido em
Lobo anterior
Lobo posterior
Lobo flóculo-nodular
Divisão filogenética: Para localizar as síndromes cerebelares devemos conhecer esta divisão, que