Cerebelo
Se encontra posterior ao bulbo e a ponte .
– Ele controla o equilíbrio, ajuda a controlar o tônus muscular, conserta os movimentos , interfere na aprendizagem motora e ajuda no planejamento de movimentos voluntários.
– Lesão cerebelar causa ataxia (perda da coordenação dos movimentos), grande perda de postura e tônus muscular.
– Região espinocerebelar (PALEO) : É onde quase todas as aferências e eferências tem contato com a região espinhal. Intermédia. A atividade do córtex motor vai em direção ao cerebelo , e depois ao núcleo rubro, onde é corrigida e volta em direção a musculatura. É responsável pela coordenação dos movimentos das partes distais(mãos e dedos).
Lesão : ataxia , marcha instável e cambaleante.
– Região vestibulocerebelar(ARQUI) : controle ocular e equilíbrio. Medial.
Lesão: base alargada , ataxia troncular.
– Região Cerebrocerebelar (NEO) : Tem aferencias e eferencias corticais.Lateral.Funciona em modo de feedback com o sistema sensoriomotor cortical para o planejamento de movimentos voluntários.
– Células sob influência excitatória : se originam de conexões direta com fibras aferentes que entram no cerebelo vindas do snc e periferia.
– Células sob influência inibitória : se originam da célula de purkinje.
– As aferências para o cerebelo são de 2 tipos de fibras :
– fibras trepadeiras : Fazem conexão com a célula de purkinje. Elas vem de núcleo olivar contralateral
–
–
–
–
em direção ao córtex cerebelar ( células de purkinje).Fazendo sinapse com células de purkinje,ativa as células de purkinje , que mandarão um potencial de ação em direção ao neurônio de núcleo profundo. Fibras musgosas : São fibras de entrada que fazem sinapse com células granulosas. Libera neurotransmissor que despolariza as células granulosas ,e dispara e esse potencial vai em direção as fibras pararelas e faz sinapse com as celulas de purkinje.
Células em cesto também recebem potencial de ação de trepadeiras e células