Estudo Dirigido de Ética e Sociedade
1. As três características comuns nos modos de produção Asiático, Feudal e Capitalista são : os meios de produção são privados e pertencem a uma classe ( elite ), relações são desiguais e a riqueza desigualmente distribuída.
2. A Revolução Industrial deu origem a novos grupos sociais – burguesia e o proletariado – e à formação de um novo tipo de estrutura social: a sociedade capitalista. A Revolução industrial introduziu a máquina a vapor no processo produtivo, reorganizou o trabalho manufatureiro de forma radical, destruiu o artesão independente, introduziu a fábrica moderna e criou uma nova classe de trabalhadores: o proletariado, ou classe operária, concentrando sobretudo em grandes unidades industriais. Esse processo provocou muitas mudanças, como o crescimento das cidades, a concentração de centenas de milhares de trabalhadores em bairros industriais e a degradação das condições de vida do trabalhador. Até o fim do século XIX, as jornadas de trabalho na indústria européia giravam em torno de catorze ou dezesseis horas por dia.
3. O francês e filósofo Augusto Comte defensor de um lema político do positivismo teve um lema de autoria própria : “ O amor por principio e a ordem por base ; o Progresso por fim.”
Ordem- Mandar e obedecer
Progresso-Desenvolvimento
4. A matemática é uma grande inspiração para outras ciências, pois busca resultados positivos. A ciência busca sempre atingir um resultado que seja verdadeiro.
5. Mecanicismo – Adoção do modelo mecânico de explicação não só da natureza em si, como para a sociedade. Concepção determinista da natureza e do homem; é preciso buscar as leis naturais que regem a sociedade.
Organicismo – a sociedade é identificada a um organismo vivo e a exemplo deles, tem o ciclo vital: nascimento, crescimento ou desenvolvimento e a morte. A origem, a evolução e a explicação de valores são feita de acordo com os princípios evolucistas
6. O trabalho do homem é importante que além da