Cepal
Significado: Comissão Econômica para a America Latina e Caribe.
Criado pelo conselho econômico e social das nações unidas em 1948 com sede em Santiago/Chile sendo considerado uma das cinco principais comissões.
Sua função é monitorar as políticas direcionadas a promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana entre outras.
Seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social e a cooperação entre os países mediante vários trabalhos.
Todos os países da America Latina e do Caribe são membros da Cepal junto com algumas nações desenvolvidas tanto da America do Norte como da Europa.
A cada dois anos são convocados os representantes técnicos e de nível ministerial procedentes de seus Estados membros para debater temas substantivos relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região. A secretaria é formada por uma equipe de funcionários que junto com alguns consultores tem a responsabilidade de desenvolver o Programa de trabalho do Sistema Cepal sob a direção de um secretario executivo.
Nos anos recentes a CEPAL tem-se dedicado particularmente ao estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas. No marco da proposta geral, conhecida como transformação produtiva com equidade, foram consideradas questões tais como o papel da política social; o tratamento dos aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa; a necessidade do progresso técnico para inserir-se de maneira competitiva no âmbito global, consolidar a estabilidade das economias da região e dinamizar seu processo de expansão.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde brasileira, considerado um dos maiores sistemas pública de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito