O brincar de vygotsky
CURSO: Pedagogia
O brincar permite não só aprender com o corpo mas também o desenvolvimento de muitas inteligências, este momento é muito importante na aprendizagem.
Para VYGOTSKY o brincar é algo muito especial ,atribui a criança evolução dos processos de aprendizagem. Nas brincadeiras as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. No brincar a criança está sempre acima de sua idade média,acima de seu comportamento diário.
A promoção de atividades que favorecem o desenvolvimento da criança em brincadeiras ,principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginárias ,tem nítida função pedagógica.
A escola e a pré-escola poderiam se utilizar desse tipo de situação para atuar no processo de desenvolvimento das crianças .
A imaginação em ação ou brinquedo, é a primeira possibilidade de ação da criança numa esfera cognitiva que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento.
O brinquedo concede as estruturas básicas necessárias para as mudanças das necessidades e da consciência infantil ,vivenciando uma experiência no ato de brincar, como se fosse bem maior do que realmente é.
Nas sociedades ocidentais atuais,sempre que se pensa na criança e nos seus cuidados e educação,faze-se uma referencia ao brincar.
Normalmente a aceitação da brincadeira como parte da infância é consequência de uma visão social de que brincar é uma atividade inata,inerente á natureza da criança.
A constatação e valorização da brincadeira considerada atividade espontânea da criança pela ciência psicológica e pela propria psicanálise ,auxiliaram e estimularam também a criação de uma criança brincante.
Podemos observar mais recentemente ,uma tendência das pré-escolas brasileiras a utilizar materiais didáticos ,brinquedos pedagógicos e métodos lúdicos de ensino e alfabetização ,cujos fins encontram-se no próprio material,dessa forma descontextualizando seu uso dos processos