Centrípeta
COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE CENTRO
Exercícios sobre Movimentos Curvilíneos 1a. série 2011 Coordenador: Prof. Alexandre Ortiz Professor: Sérgio F. Lima
1) (Fatec-SP) Uma esfera de 2,0 kg de massa oscila num plano vertical, suspensa por um fio leve e inextensível de 1,0 m de comprimento. Ao passar pela parte mais baixa da trajetória, sua velocidade é de 2,0 m/s. Sendo g = 10 m/s2, determine a tração no fio quando a esfera passa pela parte mais baixa da trajetória.
2) (AFA-SP) Um carro deve fazer uma curva de 250 m de raio, sem derrapar, numa velocidade escalar máxima de 36 km/h. O piso da estrada é sempre horizontal e g = 10 m/s2. Determine o coeficente de atrito entre os pneus e a estrada .
3) (UFAL 97) Um carro de massa 800 kg realiza uma curva de raio 200 m numa pista plana horizontal. Adotando g = 10 m/s2, qual o coeficiente mínimo de atrito entre os pneus e a pista para uma velocidade de 72 km/h ?
4) Na figura abaixo, uma esfera de massa m = 2,0 kg descreve sobre a mesa plana, lisa e horizontal um movimento circular. A esfera está ligada por um fio ideal a um bloco de massa M = 10 kg, que permanece em repouso quando a velocidade da esfera é v = 10 m/s. Sendo g = 10 m/s², calcule o raio da trajetória da esfera, observando a condição de o bloco permanecer em repouso.
5) O esquema seguinte representa um disco horizontal que, acoplado rigidamente a um eixo vertical, gira uniformemente sem sofrer resistência do ar:
Sobre o disco, estão apoiados dois blocos, A e B, constituídos de materiais diferentes, que distam do eixo
40 cm e 20 cm respectivamente. Sabendo que, nas condições do problema, os blocos estão na iminência de deslizar, obtenha:
a) a relação vA/vB das velocidades lineares de A e de B em relação ao eixo;
b) a relação μA/μB dos coeficientes de atrito estático entre os blocos A e B e o disco.
6) Na situação representada na figura, uma pequena esfera