Força Centripeta
Centro de Ensino Delahê Fiquene
Data:18/11/2013
Maricélia Nunes Araújo
Força Centrípeta
Imperatriz-Ma 2013
Índice
1- Força centrípeta .......................................... 4
2- Exemplo........................................................ 5
3- Conclusão .................................................... 6
4- Referências Bibliográficas ......................... 7
Este Trabalho vai me ajudar a ganhar nota pra fechar o terceiro bimestre, adquirir conhecimento, e aprofundar mais e mais no assunto e que foi passado.
Introdução
Em todo o movimento circular uniforme existe uma força responsável pela manutenção da trajetória do corpo, que no caso é circular .Essa força é resultante produz a aceleração centrípeta e recebe o nome de Força Centrípeta.
A força centrípeta é a força que atua num corpo obrigando-o a descrever uma trajetória circular, isto é, a que num movimento de rotação, atua sobre o corpo atraindo-o na direção do centro. Num movimento circular, o seu valor é omesmo do da força centrífuga, mas de sinal contrário. Se a massa do corpo for m, a sua velocidade v, e se o raio da circunferência for r, a intensidade da força é dada pela seguinte expressão matemática: mv2/r, e é dirigida para o centro da circunferência. Mesmo que o corpo se mova com velocidade de módulo constante, a sua velocidade é variável, umavez que a sua direção se encontra continuamentea mudar. Existe, por conseguinte, uma aceleração dirigida para o centro da circunferência.
Quando, por exemplo, um corpo é atado a um fio e posto a rodar num círculo horizontal, pode-se sentir perfeitamente que é