Algoritmos
Estrutura básica:
Algoritmo início fim.
Onde: • – É o nome dado ao algoritmo, para identificá-lo.
Obs.: antes desse identificador, também será aceita a palavra “programa”, no lugar de “algoritmo”. • – Onde são informados os dados que serão manipulados e seus respectivos tipos. • – Instruções dos algoritmos entradas, processamento e saídas de dados.
Pseudocódigo - tipo de algoritmo que utiliza uma linguagem flexível, intermediária entre a linguagem natural e a linguagem de programação. É utilizado para organização do raciocínio lógico a ser seguido para execução de uma tarefa e para documentação de uma rotina em um sistema.
Pseudocódigo
Falso - Código
Exemplo: leia nome, idade e salário de uma pessoa e exiba na tela.
algoritmo exemplo_1
var nome : literal idade : inteiro salario: real
início
ler nome, idade e salario mostre “nome:...”, nome “idade: ...”, idade “salario:..”, salario fim. Constantes, variáveis e tipos de dados:
Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado.
Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. Um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são as variáveis que ele utilizará e as vezes um valor inicial.
Tipos dados: inteiros, reais, caracteres, etc. As