CENTRO UNIVERSIT RIO UNIFACVEST CAPA
452 palavras
2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVESTCURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA 1002N
FLUXO CIRCULAR DA ECONOMIA
JOÃO EZEQUIEL DE OLIVEIRA
LAGES
2014
FLUXO CIRCULAR DA ECONOMIA
O chamado fluxo circular é o esquema gráfico que representa a organização da economia. Em sua estrutura básica são representadas as famílias, as empresas e os mercados que as relacionam;
FLUXO CIRCULAR NA ECONOMIA : recursos naturais, capital e trabalho vendidos recursos naturais, capital e trabalho comprados renda salários, lucros, juros e aluguéis bens e serviços vendidos .
EMPRESAS: produzem e vendem bens e serviços contratam e utilizam fatores de produção. FAMÍLIAS: Compram e consomem bens e serviços. São proprietárias de fatores de produção e os vendem .
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS: As empresas vendem as famílias compram .
MERCADOS DE FATORES DE PRODUÇÃO: as famílias vendem as empresas compram bens e serviços comprados despesas receitas setas internas indicam o fluxo real (oferta) setas externas indicam o fluxo nominal (demanda). Percebe-se nessa representação a ausência do Governo, relacionando apenas os personagens primários do sistema econômico. O envolvimento estatal se dá não de maneira direta através da venda e consumo de bens como os demais, mas de uma maneira peculiar, demonstrada no seguinte gráfico: Nesta situação, torna-se evidente a presença do Estado em todos os setores econômicos. Os relacionamentos entre os componentes básicos continuam sendo os mesmos, porém o governo passa a inserir-se indiretamente em todos. Ao arrecadar impostos através das relações comerciais, produções e todos os demais aspectos, ocorre o primeiro passo para sua participação. Após essa arrecadação de impostos e taxas, o repasse para a população em geral (tanto as famílias quanto as empresas) acontece quando são prestados os serviços públicos, os subsídios e outros.
Diferentemente do ciclo comum, no qual o interesse na aquisição, consumo e prestação dos serviços dá-se por uma