Centro Universit Rio Est Cio De S1
Trata-se de uma área emergente de conhecimento específico para a atuação do profissional da Psicologia, que estabelece uma relação estreita com o Direito, buscando responder às demandas trazidas pelas instituições jurídicas em seus diversos âmbitos:infância e juventude, família e sucessões, cível e criminal.Tratada costumeiramente como Psicologia Forense, ela abarca, entretanto, várias campos de atuação, entre eles, aqueles relativos aos processos judiciais nos Fóruns. Nessa área, também conhecida como de Psicologia Judiciária, o profissional psicólogo desempenha a função principal de auxiliar do Juízo, isto é, de assessorar os magistrados para tomada de decisões jurídicas, por meio dos estudos psicológicos de casos. Tais estudos implicam na realização de avaliações psicológicas no contexto institucional, envolvendo todas as pessoas implicadas como partes do processo judicial, desenvolve atividades vinculadas aos Juízos de Primeira e Segunda Instâncias.
O trabalho de psicólogos em organizações de Justiça tem recebido distintas denominações, de acordo com a atividade e o local onde ocorre. O Colégio Oficial de Psicólogos de Madri denomina Psicologia Jurídica “um campo de trabalho e investigação psicológica especializada cujo objeto é o estudo do comportamento dos atores no âmbito do Direito da Lei e da Justiça, com distintas dimensões de estudo e interpretação: Psicologia aplicada aos Tribunais, Psicologia Penitenciária, Psicologia da Deliquência, Psicologia Judicial, Psicologia Policial e das Forças Armadas, Vitimologia e Mediação".
Nesse contexto, o psicólogo, muitas vezes, vai interpretar para os operadores do Direito a situação que está sendo analisada, ou ainda recontar o fato, a