CENTRO UNIVERSIT RIO DO NORTE L GICA E ARGUMENTA O

531 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

AGOSTO – 2014
COMPONENTES:
CATIAIA DE LIMA CAVALCANTE
DEISIANE PAULA DA SILVA SANTOS
EDUARDA DE SOUZA PORTELLA
ELISANDRA DA SILVA LIMA
ESTEFFANE GUIMARÃES DA SILVA
GISELLE MARQUES CORDEIRO

QUAL O CONCEITO DE LÓGICA?

TRABALHO SOLICITADO PELA
PROFª. CELIANA BARBOSA PEREIRA DA
DISCIPLINA DE LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO,
PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 2° PERÍODO.

AGOSTO – 2014
INTRODUÇÃO

COM O APARECIMENTO DOS DIVERSOS SISTEMAS FILOSÓFICOS E DEPOIS DE DISSEMINADO PELA GRECIA ANTIGA O GOSTO PELAS TEORIAS RACIONAIS ABSTRATAS, IMPÔS-SE A NECESSIDADE DE UMA CIÊNCIA QUE DISCIPLINASSE A ARGUMENTANÇÃO E O PENSAMENTO, ESTABELENCENDO CRITÉRIOS DE VALIDADE E VERACIDADE DAS PROPOSIÇÕES.
DO PONTO DE VISTA DIDÁTICO, A LÓGICA SE ALINHA COM A METAFÍSICA, A ÉTICA, A ESTÉTICA ETC, COMO DISCIPLINA DA FILOSOFIA. ASSIM ENTENDIDA, CHAMA-SE MAIS PROPRIAMENTE LÓGICA FORMAL, POIS NÃO SE APLICA AO CONTEÚDO DO QUE ENUNCIA, MAS UNICAMENTE AOS CONCEITOS, AOS JUÍZOS E RACIOCÍNIOS.
O MAIS REMOTO PRECURSOR DA LÓGICA FORMAL É PARMÊNIDES ELÉIA, QUE FORMULOU PELA PRIMEIRA VEZ O PRINCÍPIO DE IDENTIDADE E DE NÃO CONTRADIÇÃO. SEU DISCÍPLULO ZENÃO FOI O FUNDADOR DA DIALÉTICA, SEGUNDO ARISTÓTELES, POR TER EMPREGADO A ARGUMENTAÇÃO ERÍSTICA (ARTE DA DISPUTA OU DA DISCUSSÃO) PARA REFUTAR QUEM CONTASSE AS TESES REFERENTES Á UNIDADE E Á IMOBILIDADE DO SER.

O CONCEITO DE LÓGICA?

ALVES, ALAÔR CAFFÉ – ANO 2000: DIZ QUE LÓGICA É A CIÊNCIA DAS LEIS IDEAIS DO PENSAMENTO E A ARTE OU TÉCNICA DE APLICÁ-LAS CORRETAMENTE, A INDAGAÇÃO “BUSCA” E DEMONSTRAÇÃO DA VERDADE. OS PRINCIPIOS DA LÓGICA (PRINCIPIO DE IDENTIDADE, DE CONTRADIÇÃO E DO TERCEIRO EXCLUÍDO) SÃO LEIS UNIVERSAIS, NÃO PRECISA DE COMPROVAÇÕES RECORENTES DA EXPERIENCIA, SÃO CONDIÇÕES IDEAIS DE TODO PENSAMENTO E, CONSEQUENTEMENTE DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.

BASTOS, CLEVERSON L. – ANO

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas