centro oeste
2.1 Características Socioculturais
A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, representa 18,8% do território brasileiro e contém 6,7% da população nacional, sua área é de 1.606.371,505 km² e seu número de habitantes é de 13 677 475 (IBGE/2010). É dividida em quatro unidades federativas, as quais são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, é a segunda maior região brasileira em superfície territorial (MIRANDA, 2010).
A Distribuição populacional desta região não é regular, pois existem áreas onde a densidade demográfica é maior que 100 hab./Km², como o sul de Goiás e Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, enquanto por exemplo no norte e noroeste de Mato Grosso, norte de Goiás e região do Pantanal a população relativa não ultrapassa 1 hab./Km². A população do Centro-Oeste vem obtendo um crescimento vegetativo acelerado (CERQUEIRA).
Seu clima é tropical, quente e chuvoso. Uma característica distinta deste clima é a existência de um verão chuvoso entre os meses de outubro e março e um inverno seco, entre os meses de maio e setembro.
O Noroeste da região, Amazônia, constitui um clima equatorial e o resto um clima tropical. As temperaturas são mais elevadas do que no sul. No inverno, as temperaturas ultrapassam 18°C, enquanto no verão elas podem alcançar temperaturas superiores a 25°C.
As chuvas, são irregulares, se concentram em apenas uma estação do ano e atingem mais de 2500 mm a noroeste de Mato Grosso e reduzem-se a cerca de 1200 mm em parte bastante considerável do