Centro obstétrico
Contra-indicações de Methergin
Gravidez, primeiro estágio do trabalho de parto e segundo estágio do trabalho de parto antes do aparecimento da cabeça (Methergin não deve ser utilizado na indução ou na potencialização do trabalho de parto); hipertensão grave, pré-eclâmpsia e eclâmpsia; doença vascular oclusiva (inclusive cardiopatia isquêmica); sepsis e hipersensibilidade conhecida aos alcalóides do ergot ou a qualquer outro componente da formulação.
Advertências
Quando a apresentação é pélvica ou em outros casos de apresentações anormais, Methergin não deve ser administrado antes que o nascimento da criança esteja finalizado e, em prenhez múltipla, somente após nascer a última criança. O controle ativo do terceiro estágio de parto requer supervisão obstétrica.As injeções intravenosas devem ser administradas lentamente por um período de no mínimo 60 segundos, com monitoramento cauteloso da pressão sangüínea. A injeção intra ou periarterial deve ser evitada. Cuidados devem ser tomados na presença de hipertensão leve ou moderada (Methergin é contra-indicado na hipertensão grave) ou em distúrbios da função hepática ou renal.
Uso na gravidez de Methergin
O uso de Methergin na gravidez é contra-indicado por causa da sua potente atividade uterotônica. Tem sido demonstrado que Methergin pode reduzir a secreção de leite, bem como ser excretado no leite materno (veja “Farmacocinética”). Foram observados casos isolados de intoxicação em lactentes cujas mães receberam o medicamento por vários dias. Um ou mais dos seguintes sintomas foram observados (desaparecendo com a