CENTRO MUNICIPAL DE ESPORTES DE COMBATE
1- Quais as vias geradoras de Acetil-CoA e possíveis destinos desta molécula na célula?
1ª via - Via glicolítica -> Vai para o Ciclo de Krebs
2ª via – Via de catabolismo dos aminoácidos que ocorre no fígado – aminoácidos convertidos em acetil-Coa
Corpos cetônicos – gerado pelo excesso de acetil-Coa no fígado.
3ª via – Metabolismo de lipídios – formação de gorduras.
O piruvato produzido na glicólise ainda contém bastante poder redutor .Este poder redutor vai ser aproveitado pela célula no Ciclo de Krebs ou Ciclo do
Ácido Cítrico, ocorrendo no interior mitocondrial. Em primeiro lugar, o piruvato é utilizado para produzir acetil-CoA, que é uma forma ativada de acetato. Nesta reação intervém a piruvato desidrogenase. É uma enzima bastante complexa, que contém bastantes cofatores: lipoamida, FAD, coenzima A. A hidrólise do acetilCoA é bastante exergónica, pelo que a sua formação exige energia. Essa energia provém da descarboxilação do piruvato. A energia proveniente de descarboxilações é frequentemente usada pela célula para empurrar um equilíbrio no sentido da formação de produtos.
Na primeira reação do ciclo de Krebs, o acetil-CoA é adicionado a oxaloacetato, dando origem a citrato, numa reação de adição aldólica. A hidrólise do tioéster ajuda a deslocar o equilíbrio no sentido da formação de produtos: O resultado do ciclo de Krebs é portanto:
Acetil-CoA + oxaloacetato + 3 NAD+ + GDP + Pi +FAD oxaloacetato + 2 CO2 +
FADH2 + 3 NADH + 3 H+ + GTP
2- Explique o porquê da concentração de glicose no sangue ser mantida em certa faixa. Quais medidas o corpo toma quando esta taxa cai e quais medidas são tomadas quando essa taxa está elevada?
Glicemia muito elevada => sangue hipertônico => água para fora da célula => desidratação. Glicemia baixa => pâncreas libera glucagon => glicogenólise (quebra do glicogênio) e gliconeogênese.
Glicemia alta => pâncreas libera insulina => síntese de glicogênio.
Glicose é um açúcar simples que