Centro histórico de petropolis
CENTROS HISTÓRICOS DE PETRÓPOLIS
PORTO VELHO, MARÇO DE 2014
CENTROS HISTÓRICOS DE PETRÓPOLIS
PORTO VELHO, MARÇO DE 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CENTRO HISTÓRICO DE PETRÓPOLIS
PETRÓPOLIS
Com quase 300.000 habitantes, Petrópolis, a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense está localizada no estado do Rio de Janeiro, à 65km da capital. A cidade se encontra no topo da Serra da Estrela, e por cerca de 200 anos, era uma região desconhecida até o surgimento de uma expedição exploratória, isso porque ficava escondia por um enorme paredão de mais de 1.000 m de altura. A serra ainda era povoada por índios selvagens, o que dificultava ainda mais a exploração daquele lugar. Petrópolis teve influência de colonizadores alemães, italianos e portugueses.
A História de Petrópolis começa em 1704, quando os bandeirantes paulistas, sob o comando de Bernardo Soares de Proença, abriram uma variante do conhecido Caminho Novo, que se tratava de um caminho mais curto para as vilas mineradoras em Minas Gerais. No início eram trilhas estreitas, posteriormente se tornaram parte de uma rede de importantes caminhos do Brasil Colonial aos quais era dado o nome de Estrada Real.
A fundação de Petrópolis está diretamente ligada ao Imperador D. Pedro I e ao Pe. Correia, pois o Imperador quando estava de passagem pela cidade, pernoitou na casa do padre. Encantado com o clima da região, tratou logo de adquirir uma propriedade a fim de cuidar da saúde de sua filha, a Princesa Dona Paula Mariana de cinco anos.
O calor tropical do Rio de Janeiro, não agradava as visitas vindas da Europa, pois não estavam habituadas com o clima. Foi então que D. Pedro I viu a necessidade de