Estudante
Bairro: Centro
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60
Telefone: 24 2242-4300 - Fax - 24 2242-4300
Visitação à Catedral: diariamente, das 8h às 18h
Visitação à Torre: Terça a Sábado de 10h às 17h.
Ingresso para visitação à Torre: R$8,00 e R$4,00(Idosos de 60 a 64 anos e estudantes de escolas privadas).
Gratuito para estudantes de instituições públicas de ensino (de terça a sexta-feira), brasileiros acima de 65 anos
Moradores de Petrópolis: entrada franca toda quarta-feira e terceiro domingo de cada mês, mediante apresentação de RG e comprovante de residência.
Horário sujeito a mudanças quando houver eventos religiosos. Não é permitido: Entrada de crianças abaixo de 10 anos
Atenção: A visita é restritiva para pessoas com necessidades especiais.
________________________________________
Construção em estilo neogótico francês do século XVIII, teve a sua pedra fundamental lançada em 1884, sob o patrocínio de D. Pedro II e da princesa Isabel. Foi executada em alvenaria de pedra aparelhada e apresenta obra de cantaria de granito.
No seu interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando-se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde está o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla.
No local existem pertences e fragmentos de sítios caros a D. Pedro II, como por exemplo a cruz central, que é de granito preto da Tijuca. No centro da capela está a lápide de mármore de Carrara, pesando quase três toneladas, com as estátuas jacentes do Imperador D. Pedro II e Dona Teresa Cristina. Ao fundo, nas laterais, as estátuas jacentes da Princesa Isabel e do Conde D’Eu.
Em frente à Capela Imperial encontra-se o batistério com a pia batismal proveniente da antiga Igreja Matriz (1848). O padroeiro da igreja é São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia, instituído por D. Pedro I como patrono do