centro educional unificado
- ESCOLA PARQUE DO SÉCULO XXI
ARQUITETURA E EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO
MARCO NA EDUCAÇÃO
IMPLANTAÇÃO EM SÃO PAULO
O projeto dos CEU’s cons tui mais um passo em uma longa história de interação entre arquitetos e educadores no desenvolvimento de propostas para enfrentar a perversidade do processo de urbanização das nossas cidades.
BREVE HISTÓRICO E A INFLUÊNCIA
DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA
Um personagem chave para entendermos essa interação da EDUCAÇÃO e da ARQUITETURA é o educador Anísio Teixeira. Após sua pós-graduação com o americano John Dewey entre 1927 e 1929, desenvolveu e aplicou políticas educacionais onde a escola pública deveria ser estendida a todas as classes sociais e ser capaz de cumprir um papel formador do cidadão.Reconhecia que a escola brasileira deveria ser um instrumento para a estruturação da sociedade e das cidades.
As oscilações da política impediram a continuidade
Implantados durante o mandato da dessa experiência em Salvador, o que veio a ocorrer prefeita Marta Suplicy (2001-2004) na cidade de São Paulo. Hélio Queiroz Duarte assumiu
Foram construídos a direção de planejamento da Comissão Executiva do os Centros Educacionais
Convênio Escolar (1948-1952). Com rápida expansão
Unificados (CEUs), com urbana de São Paulo na década de 1940 ocorreu déficit projetos básicos de vagas em escolas. Pressionados por movimentos elaborados pelos arquitetos populares, Prefeitura Municipal e Governo Estadual
Alexandre Delijaicov, firmaram um convênio para a construção em massa
André Takiya e de escolas. Após o encerramento do Convênio, essa
Wanderley Ariza. concepção da escola como instrumento de apoio à estruturação social e urbana continuaria a nortear diversas ações de outras instituições responsáveis pela construção escolar no Brasil, das quais os CEU são o exemplo mais recente.
.
O MODELO
1) A ausência de um padrão de organização, pois as partes que compõem a planta não