Centro de pressao
1) No centro de Pressão (CP).
O CP é definido como o ponto no qual a Resultante Aerodinâmica (RA) intercepta a linha de corda, o CP se move conforme o ângulo de ataque.
Uma asa extremamente reforçada, pode ficar muito pesada, o que dificulta na decolagem, faz com que aumente o consumo de combustível, faz com que a aeronave precise de um motor com mais potência que também consomem mais combustível, e geralmente são mais pesados.
2) O estabilizador horizontal, ao qual estão ligados os profundores, tem efeito oposto ao da asa. O estabilizador horizontal cria uma pressão para baixo, que contraria o momento desbalanceado provocado pelo fato de que o centro de gravidade não se localiza exatamente sobre o centro de pressão, o que, além da sustentação causada pela asa, inclui também efeitos de arrasto e tração do motor. Um profundor aumenta ou diminui a força para baixo criada pelo estabilizador horizontal. Uma força para baixo maior, causada pelo profundor movido para cima, provoca movimento de cauda da aeronave para baixo e nariz para cima, reduzindo a velocidade de voo e aumentando o ângulo de ataque da asa, o que aumenta o coeficiente de sustentação, de forma que a sustentação necessária só é obtida com menor velocidade. A redução da força para baixo na cauda, causada pelo movimento do profundor para baixo, faz com que a cauda suba e o nariz da aeronave abaixe. A redução resultante do ângulo de ataque diminui o coeficiente de sustentação, de forma que a aeronave se move mais rápidopara obter a sustentação exigida.