centro de distribuição
A cada dia, cresce o número de empresas de vários setores, da rede varejista e atacadista que operam com centros de distribuições no país, com o objetivo de garantir a entrega rápida e eficaz e consequentemente reduzir custos e combater desperdícios. Segundo Fleury, Wanke e Figueiredo (2000), a armazenagem tem passado nos últimos tempos por várias mudanças, entre elas, novos sistemas de gerenciamento de armazenagem, a informatização da movimentação e da separação de produtos, entre outros fatores, cujo principal finalidade é a estocagem de produtos. Para os autores, a logística é responsável em disponibilizar os produtos, onde e quando forem necessários. Um dos problemas encontrado pela logística era atender economicamente os mercados mais distantes de sua fonte de produção. A partir deste problema logístico, foi surgindo os centros de distribuições, oferecendo serviços de alto nível em termos de qualidade, disponibilidade de estoque e tempo de atendimento.
O centro de distribuição, também conhecido como CD é uma unidade constituída por empresas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda. Podendo ser utilizado em composição com a armazenagem, a distribuição é o serviço de entregar os produtos diretamente no ponto de venda ou CDs. Indústrias utilizam este serviço também para transferir seus produtos como carga de lotação por uma transportadora ou terceiros, e contrata uma transportadora para efetuar a descarga e realizar as entregas diretamente nas outras unidades, filiais ou clientes.
A implementação dos CDs na cadeia de abastecimento surge na necessidade de se obter uma distribuição mais eficiente, assim podendo ser transferidas para as outras unidades ou clientes com mais facilidade tendo um menor custo.
Temos que ter em conta o seguinte em um CD:
A diversidade dos canais de distribuição;
A dimensão da área a ser atendida e os requisitos mínimos para efetuar um serviço com qualidade e eficiência;
As características do