Central de materia esteril ( cme)
Central de Materiais Esterilização é de fundamental importância, para o funcionamento de unidades hospitalares, ambulatórios e clínicas. Seu funcionamento envolve um gama de processo onde a organização, comprometimento e controle de qualidade são fundamentais, para que matérias estejam livres de microrganismos.
Este trabalho descreve a CME em sua estrutura física, descrição de áreas, fluxos de materiais, métodos de esterilização, equipamentos, e controle de qualidade, visando oferecer uma visão geral do funcionamento da CME, enfatizando sua importância e como a mesma necessita de profissionais qualificados para seu bom funcionamento.
2. CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO
2.1 Definição.
Local responsável pela limpeza de artigos médico hospitalares que utilizados nos diferentes setores de um hospital.
A central de matérias é de suma importância pois prepara esteriliza e controla a utilização destes materiais.
A central de matérias ode funcionarem de três formas diferentes.
• Descentralizada: onde cada unidade é responsável por estilizar e prepara o material que utiliza. Este funcionamento era muito comum na década de 40.
• Semi-centralizazada: materiais preparados em cada unidade, mas esterilizados em um único local.
• Centralizada: preparo esterilização são realizadas em único local.
A melhor forma de funcioname4nto é sem dúvida a centralizada onde uma equipe trabalha com mais eficiência, o que é mais econômico e possibilita um melhor controle de qualidade.
E função da CME fornecer material esterilizado a tudo hospital, devendo haver integração entre expurgo, montagem de instrumental. Para que isto seja possível é importante que haja uma integração com Educação continuada para que treinamento dos profissional ,para o trabalho CME possa atender as necessidades do hospital.
3. DESCRIÇÃO DE ÁREAS:
3.1 Expurgo:
Área responsável por receber os materiais, onde os instrumentais são lavados.