Centrais nucleares
Introdução Este trabalho abrange o tema sobre a energia nuclear, mais propriamente necessidade de se ter cuidados especiais na implementação de uma central nuclear, se existe alguma central nuclear em Portugal e onde se deverão localizar as centrais nucleares, tendo em conta os produtos laterais que se formam durante a produção de corrente eléctrica a partir deste tipo de energia. Antes de começarmos o trabalho vamos dar algumas noções básicas do que é energia nuclear e o que é uma centrar nuclear. Devemos dizer o que a energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes, as partículas subatómicas. Esta é libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares. As reacções nucleares podem ser de fissão ou cisão que é quando um núcleo pesado é bombardeado por partículas e divide-se em núcleos mais leves e mais estáveis e libertam uma ou mais partículas subatómicas. E uma reacção nuclear também pode ser de fusão que é quando dois núcleos leves se fundem e dão origem a um mais pesado.
Esta energia provém do urânio, principalmente, mas também pode ter origem no tório e no plutónio, se bem que nos principais casos é do urânio que é um elemento radioactivo e abundante na terra.
Uma central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia eléctrica.
Esperamos que este trabalho seja muito esclarecedor quanto ao nosso tema, e esclareça e aprendam como o nosso grupo aprendeu ao longo da realização deste trabalho.
Fig.1 - Símbolo da Radioactividade
Perguntas * Onde se deverão localizar as centrais nucleares, tendo em conta os produtos laterais que se formam durante a produção de corrente eléctrica a