centrais nucleares
Energia define-se como a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho, e pode ser dividida de varias formas, como: Energia cinética, Energia mecânica, Energia térmica, Energia elétrica, Energia atômica, dentre outras.
A energia nuclear é obtida a partir da energia atômica, que é liberada durante a fissão ou fusão de núcleos atômicos. A fissão nuclear ocorre quando, o núcleo atômico se subdivide em dois, desenvolvendo assim uma “reação em cadeia”,e a fusão quando dois nucleos de unem dando origem a um maior.
A energia pode ser obtida através da fissão nuclear do átomo de Urânio (U), de Plutônio (Pu), de Tório (Th) entre outros, ou ainda, da fusão nuclear do hidrogênio. Esses processos são feitas de forma controlada, nos reatores nucleares.
Atomos, são as menore particulas que compõem a matéria, e é composto de duas partes: núcleo, onde se localizam os prótons e os neutrons, e a eletrosfera, onde se encontra os elétrons.
1.1 Objectivos
O presente trabalho tem como objeivo, descrever sobre a história da energia nuclear, apresentar os principios de funcionamento do sistema de geração de energia, classificação e tipos de reactores nucleares, impactos ambientais, vantagens e desvantagens.
1.2 Definição
Reactor Nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutônio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.
2. HISTÓRIA DA ENERGIA NUCLEAR
A Teoria Atomística foi edificada inicialmente no quinto século antes de Cristo pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. Somente no início do século XIX, os pesquisadores em química retornaram à hipótese atômica, e esta hipótese foi proposta por John Dalton em 1803. Em 1885, o cientista alemão Wehleem Konrad Röentgen constatou, pela primeira vez, a existência de certa radiação que, como a