Energia Nuclear - Centrais nucleares e radiactividade - prós e contras
Com a realização deste trabalho pretendemos aprofundar a energia nuclear, mais propriamente as reações nucleares, as centrais e reatores, a radioatividade (as vantagens e as desvantagens), a energia nuclear no mundo e de alguns acidentes que ocorreram ao longo dos anos após a descoberta desta energia. Iremos, também, falar de algumas curiosidades tais como a bomba atómica, a bomba de hidrogénio, a bomba de neutrões, a transmutação artificial e explorar um pouco o campo da medicina nuclear.
Tal como aprendemos em anos anteriores, as reações nucleares são reações que ocorrem nos núcleos dos átomos e podem ser de fusão ou de fissão dependendo se há quebra ou junção de núcleos. É importante não confundir os conceitos de reação química e reação nuclear: a reação química ocorre ao nível dos eletrões e a reação nuclear ao nível dos protões e neutrões por serem estes que se encontram no núcleo.
Nas reações nucleares existe uma enorme libertação de energia, algo que não ocorre nas reações químicas. A ciência tem vindo a evoluir ao longo dos anos e é graças a ela que foi possível desenvolver esta
“nova” forma de aproveitar a energia dos núcleos. Foi esta tecnologia que possibilitou o avanço da medicina mas também foi a que fez com que cidades ficassem devastadas e completamente abandonadas, como iremos explicar ao longo do trabalho.
Energia Nuclear: Centrais nucleares e radioatividade: prós e contras
Página 1 de 29
A Energia Nuclear
Ao longo dos anos foi necessário descobrir mais fontes de energia para diminuir o consumo dos combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural. Estas energias não renováveis emitem gases poluentes para atmosfera e as suas reservas são cada vez menos devido ao seu excessivo consumo.
Com a evolução da tecnologia, foi descoberta a energia nuclear, que consiste na libertação de energia pelos núcleos que estão unidos por forças e é a quebra dessas forças que faz com que a energia seja libertada quando