Censo Populacional em Angola
1 – O QUÉ O CENSO
2 – O CENSO NO CONSTEXTO UNIVERSAL
3 – CENSO EM ANGOLA
4 – VALOR ECONOMICO
5 – CONCLUSÕES
6 – BIBLIOGRAFIA
1 – O QUE É O CENSO POPULACIONAL
Etimologicamente a palavra “censo” vem do latim “censos” que significa “estimativa”. Na Antiga Roma, o censo era realizado para permitir identificar os donos das terras e determinar os impostos a pagar.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Esta recolha de dados consiste em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".
2 – O CENSO NO CONSTEXTO UNIVERSAL
Tendo em conta condicionantes de ordem política, económica, social e histórica, o Censo revela-se de uma importância estratégica elevada.
É fundamental em qualquer país, como Angola, que pretende ser desenvolvido e próspero e melhorar a qualidade de vida das populações, saber de facto quantos somos.
Para além deste dado, é fundamental saber como vivemos, que condições temos em casa, como por exemplo a energia que utilizamos, a sua regularidade e qualidade, os serviços de água, ensino, saúde e muitos outros de importância extrema para as vidas dos cidadãos.
Consegue-se saber quais são as condições gerais, por exemplo, de uma comuna ou de um município. Isto é muito importante
De acordo as Nações Unidas, através da Divisão de Estatística, o censo consiste num processo de total de coleta, processamento, avaliação, análise e divulgação de dados demográficos, económicos e sociais referentes a todas as pessoas dentro de um país ou de uma parte bem definida de um país num