Cenario empresarial
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
KARLA PATRÍCIA DA SILVA OLIVEIRA
AMBIENTE EMPRESARIAL
Garanhuns - PE
2013
KARLA PATRÍCIA DA SILVA OLIVEIRA
AMBIENTE EMPRESARIAL
Trabalho do Curso de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis
Orientador :Prof.ª. José Manoel da Costa
Garanhuns - PE
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. ROTINAS TRABALHISTAS
2.2. FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES4
2.3. ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO5
2.4. A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS6
3 CONCLUSÃO7 REFERÊNCIAS8
INTRODUÇÃO
O cerne do ambiente empresarial é traduzido pela maneira como a empresa realiza seus negócios e como ela trata seus empregados, clientes e fornecedores e isso diz muito do que somos capazes de realizar. Sua composição determina quão acirrada será a disputa por um espaço no mercado e reflete a cultura que predomina na organização e é o que define a missão, visão e objetivos no ambiente empresarial.
Os fatores externos de um ambiente empresarial é que influenciam e interagem sobre a organização; entre eles incluem-se fatores econômicos, políticos, sociólogos e de tecnologia de ponta.
Os fatores internos de um ambiente empresarial é que constituem seus recursos; entre eles: fatores, financeiros, físicos, humanos e da tecnologia em uso corrente.
Uma visão de organização dinâmica é aquela que esta sempre interagindo com seu ambiente, que implica esforço e dedicação, principalmente para captar e manter os consumidores que vão e vem nesta “onda” movida por necessidades e desejos, e à medida que recebe o insumo, age sobre ele, gerando o produto.
As organizações existem dentro de muitos ambientes que influenciam seu funcionamento. A administração muitas vezes precisa responder às forças ambientais, que a obrigam a controlar a poluição e também liberar recursos organizacionais para programas de