celulas
As célula s foram descoberta s em 1665 p elo inglês Robert Hooke. Ao examinar num microscópio rudimentar , num a lâmina de cortiça , Hooke verificou que ela era constituí da por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim cella, pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos heradecimis que eram as paredes de células vegetais mortas.
As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas, o citoplasma em q e s e encontram dispersos organelos (por vezes escrito organelas, organóides, orgânulos ou organitos).
As formas mais simples de vida s ã o organismos unicelulares que s e propagam por cissiparidade. As células podem também constituir arranjos ordenados, os tecidos.
Definição de Célula
É a menor unidade estrutural básica do ser vivo. É descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke, que observa um a célula de cortiça (tecido vegetal morto) usando o microscópio. A partir daí, as técnicas de observação microscópicas a vançam em função de novas técnicas e aparelhos mais possantes.
O uso de corantes, por exemplo, permite a identificação do núcleo celular e dos cromossomos, suportes materiais do gene (unidade genética que determina as características de um indivíduo). Pouco depois, com prova-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos.
Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários. O corpo humano tem cerca d e 100 trilhões de células.
Estrutura da Célula
Há dois tipos de células: procariotas e eucariotas. As células procariotas, as primeiras a surgir na Terra , tem um a estrutura mais simplificada , não possuindo organelas, nem núcleo.
Methanopyrus (arqueobactéria)
São as arqueobactérias e as eubactérias (as bactérias propriamente ditas).
As célula seu cariotas, cuja estruturavam os observar a seguir, são as células que compõem