tuberculose
1.2 Duração: Crônica
1.3 Transmissão Direta mediata através de secreções oronasais.
1.4 O período de incubação dura em media 4 a 12 semanas para a detecção das primeiras lesões. O período de transmissibilidade dura enquanto o doente não houver iniciado o tratamento e quando iniciado com o tempo os níveis de transmissão é reduzido.
1.5 A tuberculose trata se de uma doença de isolamento respiratório com alta infectividade, no qual casos sem o tratamento adequado pode ser fatais, não necessita de uma alta dose infectante para se manifestar.
2. Entende se como hospedeiro suscetível um individuo sem resistência, sujeito ou propenso a contrair determinada doença.
3. Transmissão é o processo em que o agente infeccioso tem acesso ao meio interno de um novo hospedeiro. Módulo de transmissão é o conjunto de transmissões de uma determinada doença, formando uma rede de transmissão. São fatores vivos essenciais para a transmissão, o individuo infectado e dotado de poder infectante, o agente infeccioso, o individuo suscetível e o individuo infectado.
4. São objetos contaminados que servem de transporte para um agente infeccioso até serem introduzidos em um hospedeiro.
5. São formas de acesso do Bioagente, diretamente de outro individuo infectado da mesma ou de outra espécie, diretamente da mãe para o feto por via transplacentária, introduzindo por ação ou contribuição de um vetor, deposição sobre a pele, introdução com auxilio de objetos, ou introdução por picadas de insetos, mordidas de animais ou ingestão de alimentos contaminados.
6. As doenças crônico degenerativas tem como característica a não propagação por contagio direto ou indireto, ocorre em um grande período de tempo e permanentemente, provoca degeneração em todo o organismo. Temos como exemplo a diabetes e a hipertensão.
7. Fatores de risco são circunstâncias do ambiente ou características da pessoa herdada ou adquirida que lhe possibilita o acometimento imediato ou