celulas troncos e genoma
FAIESP - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto
Portaria de Credenciamento nº 141 de 12/01/2004
Disciplina: Ciências Celulares e Moleculares
Docentes: Eduardo Baldoino e Raquel Sachet Bohrer
Acadêmico: Natasha Costa Damascena Dodô
Questões Discursivas (Cada questão valerá 2,0 pontos)
A) O que são células Tronco Embrionária? Qual é a importância da pesquisa com estas células?
Normalmente essas células vem das clinicas de fertilizações com consentimentos dos casais que fizeram a fertilização e não vão utilizará todos os embriões pra uma futura gravidez, esses embriões então são cultivados em micro gotas de óleos com meio de cultivo de troca sequencial até que eles chegam ao estagio considerado mais maduro com blastocisto completo de 5 á 7 dias. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como testetotipotentes ou pluripotentes
São importantes para avanço da medicina, no potencial terapêutico e para aplicações biotecnológicas primeiros testes clínicos com células troncos embrionários começaram em 2011, sendo aprovado no brasil em 2005 com aprovação da lei de biossegurança a partir dai se pode trabalhar com essas células, mas ainda é considerado um estudo recente.
B) O que são Células Troncas adultas?
As células - troncas adultas são células com baixo grau de diferenciação, cuja presença nos tecido é necessária, tanto para renovação tecidual, como para a resposta, por parte dos tecidos á trauma e doenças.
Essas células apresentam uma promissora alternativa, para o tratamento de doenças graves, como as doenças altas imunes e cardíacas, bem como no tratamento de trauma do sistema nervoso periférico, decorrente de acidentes.
Trabalham reparar danos e repor células do organismo as terapias com células