Celulas tronco
I- Introdução
II- Desenvolvimento
1- Definição de células-tronco
2- Extração das células-tronco
3- Classificação das células-tronco
4- Principais interesses no uso das células-tronco
5- Reações politicas e religiosas
III- Conclusão
IV- Ilustração
V- Bibliografia
I- Introdução Neste trabalho destacaremos como tema as células-troncos que são as células com capacidade de auto replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
Para melhor entendimento visaremos os pontos a seguir: * Definição de células-tronco; * Extração das células-tronco; * Classificação das células-tronco; * Interesses no uso das células-tronco; * Reações politicas e religiosas.
Faremos uma ilustração sobre o tema descrito, para a confecção do mesmo realizamos uma pesquisa em sites da internet.
1- Definição de células-tronco
As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. No Zoológico de Brasília (Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com células-tronco. Este foi o primeiro registro do uso de células-tronco para curar lesões num animal selvagem.