Celulas Tronco a chave da regeneração resumo
Conheça a história de pessoas como Ítalo, que sofre de uma doença neuromuscular de origem genética, e saiba como experiências com cobaias animais, hoje em curso no Brasil, dão esperança a jovens portadores de doenças degenerativas e vítimas de lesões da medula.
O documentário expõe um cenário fascinante e polêmico que desafia os limites do ser humano diante da vida e da morte.
A cada estudo realizado com célula-tronco, pesquisadores e cientistas descobrem um tratamento promissor e faz nascer esperanças naqueles que precisam de tratamentos com as células da vida. Doenças como Diabetes Tipo 1, Mal de Parkinson, asma entre outras já estão em estudos bem avançados.
Um estudo coordenado pelo professor Jonas Frisen, do Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou como as células-tronco e vários outros tipos celulares contribuem para a formação de novas células da medula espinhal em camundongos. Ele demonstrou que essas células são inativas em uma medula espinhal saudável, e que a formação de células novas acontece principalmente por meio da divisão de células mais maduras.
Quando a medula espinhal é lesada, no entanto, essas células-tronco são ativadas e se tornam a principal fonte de novas células, porém não são suficientes para restaurar a funcionalidade da medula espinhal. “A melhora de pacientes paraplégicos, ainda é uma incógnita para os cientistas. Mas, acredito que esta experiência trará resultados surpreendentes para nós”, diz o diretor do Centro de Criogênia Brasil, Carlos Alexandre Ayoub.
A talassemia, um tipo de anemia hereditária, também mostrou resultado bem-sucedido com a terapia genética baseada em célula-tronco. A terapia foi aplicada num