CÉLULAS-TRONCO 1– ESPERANÇA DE CURA PARA DIVERSAS DOENÇAS
CURA PARA DIVERSAS DOENÇAS
Rubens
Prof. Leo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências – Prática do Módulo III
14/06/2014
RESUMO
As células-tronco são células que possuem a capacidade de replicação e diferenciação em diversos tipos celulares presentes no corpo humano. Tais células têm sido utilizadas em pesquisas diversas com o intuito de se aplicar em terapias celulares no tratamento de doenças variadas como cardiopatias, diabetes, distrofia muscular, cegueira, entre outras. Porém o uso de tais células em pesquisas gera polêmica na senda política, religiosa, ideológica e cultural. Tais células se classificam em células-tronco embrionárias e células-tronco somáticas ou adultas. Com a utilização das células-tronco adultas em pesquisas supera-se o caráter polêmico do uso de embriões para retirar células-tronco embrionárias, já que aquelas são retiradas de partes do corpo de indivíduo adulto ou do cordão umbilical.
Em alguns países as pesquisas com células-tronco embrionárias são proibidas ou restringidas como nos EUA e Itália enquanto em outros como Coréia do Sul, Japão, China, Cingapura, Rússia e África do Sul tais pesquisas são totalmente liberadas. Porém alguns estudiosos recomendam que o uso destas células-tronco embrionárias em humanos deve ser visto com cautela havendo a necessidade de amplificarem tais estudo para que se possam eliminar as arestas que possam causar danos aos pacientes humanos.
Palavras-chave: Células-tronco, pesquisas e doenças.
1 INTRODUÇÃO Os processos naturais de envelhecimento e lesões causadas por doenças, traumas ou defeitos congênitos provocam a redução ou a perda de função de diversos órgãos e tecidos. Os métodos convencionais de tratamento desses problemas iniciam-se com os programas de transplante de órgãos e tecidos que, devido à demanda crescente, à escassez de doadores entre outros fatores, produzem resultados frustrantes pois atendem uma