Celulas trocos e clonagem
SOBRE CELULAS TRONCO E CLONAGEM
Nome:
1 INTRODUÇÃO
As células tronco são células que tem a capacidade de se dividir e originar duas células semelhantes a sua progenitora, se transformam num processo chamado diferenciação celular em tecidos do corpo como ossos, nervos, músculo fígado e sangue também são encontradas em células embrionárias, cordão umbilical e liquido amniótico. É por isso que tem muita importância sobre todo na aplicação terapêutica de doenças cardiovasculares, neurodegenerativa, cerebrovasculares, dermatológicas, diabetes mellitus tipo 1, traumas na medula espinal e neuropatias.
Há três possibilidades de extração das células-tronco do corpo humano. Elas podem ser adultas (as que estão na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta), embrionárias (São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes) ou mesenquimais (utilizadas para reparar ou regenerar tecidos danificados como ósseo, cartilaginoso, hepático, cardíaco e neural), esta ultima tem poderosa atividade imunossupressora, e se pode aplicar na clínica em doenças autoimunes e transplantes. Em adultos, residem principalmente na medula óssea e no tecido adiposo. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
No Brasil Permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados por mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional, ratificando assim o posicionamento normativo dessa nação.
A clonagem é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. De acordo com Webber (1903), o clone é