Celulas procarionte e eucarionte
As células são componentes fundamentais de todos os organismos vivos do planeta Terra. Cada célula dá estrutura e funcionamento ao ser vivo do qual a célula faz parte, ou seja, a célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos.
O termo célula (do grego "kitos" = cela; do latim "cella" = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porem, só foi formulada em 1939 por Schleide e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células.
Os componentes químicos das células são: água, proteínas, carboidratos, sais minerais, lipídeos, ácidos nucléicos, ácido desoxirribonucleico (DNA), ácido ribonucleico (RNA) e trifosfato de adenosina (ATP), cada um desses componentes citados em suas respectivas proporções dentro das células.
Agora vamos discorrer sobre a célula animal e suas estruturas como vocês podem ver detalhadamente na figura representada logo acima.
Antes de iniciar, você sabe o quê são organelas? Nas próximas linhas abaixo, vamos utilizar muito este termo.
Organelas são pequenos "departamentos" dentro de uma célula, cada uma com uma função específica, e são elas que fazem com que a célula trabalhe corretamente. Segue abaixo as organelas de uma célula animal.
Citoplasma: é o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada hialoplasma ou citosol onde estão mergulhadas as