Celulas Eucariontes
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.
Organelas e suas Funções
Organela é uma estrutura que possui uma função específica, e fica dentro de uma célula. Elas são encontradas nas células eucariontes, que têm um núcleo. No caso dos organismos procariontes, como as bactérias, como não têm núcleo e material genético, flutuam livremente no interior das células. Uma típica célula é composta por uma membrana celular que possui um núcleo no seu interior, dentro do citoplasma, uma substância gelatinosa que une as organelas.
Núcleo
Controla todas as atividades realizadas dentro da célula, por isso costuma ser chamado de cérebro da célula. O núcleo possui uma membrana celular, nucléolo e cromatina. Também contém entre