Células Eucariontes
Células Eucarionte
A célula eucarionte animal.
As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas.
Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
A célula eucarionte vegetal.
No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.
Evolutivamente, acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.
Quanto à existência dos cloroplastos e mitocôndrias no interior dos eucariotos, acredita-se que relações simbióticas foram mantidas entre células procarióticas englobadas por células eucarióticas, mantendo um harmônico sistema celular.
Os tipos de tecidos
Tecido epitelial O tecido epitelial é formado por células poliédricas, formato característico devido à justaposição de várias camadas de células, muito próximas umas das outras e com pouca substância intercelular (citoplasma). Suas funções principais são o revestimento externo do corpo humano e o revestimento interno dos órgãos ocos e ductos para protegê-los (como a epiderme e o epitélio da traqueia ou do útero); a absorção de substâncias (o epitélio do intestino); a secreção de fluidos (as glândulas) e até a percepção de estímulos como gosto e cheiro (neuroepitélios).
As