Movimentos Populares
GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA E PESQUISA EM FILOSOFIA
TEMA: ÉTICA E POLÍTICA
O CIDADÃO BRASILEIRO INDIGA-SE E REAGE: BASTA!
EVERALDO SEBASTIÃO FERREIRA MARTINS1
OSMAR RAMÃO GALENO DE SOUZA2
RESUMO
Este artigo apresenta algumas reflexões a propósito das manifestações ocorridas no Brasil em 2013 que teve como elemento catalizador, o aumento da tarifa de transporte público na cidade e São Paulo. O movimento que inicialmente parecia ser isolado e sem conotações políticas sofreu uma mutação da noite para o dia e tornou-se um movimento político sem precedentes na história brasileira e que não se via desde o impeachment do presidente Fernado Collor atraves dos caras pintadas..
PALAVRAS-CHAVE: política, ética, movimento.
ARTIGO
O exercício da política no cenário nacional, caminha no sentido oposto aos preceitos ético e morais nas três esferas de poder da federação.
O perfil dos políticos brasileiros assemelha-se ao dos sofistas da Grécia antiga em que os fins justificam os meios; em que a verdade, a probidade, honestidade e todos os demais valores da virtude são colocados ao segundo plano.
Em junho do corrente ano, o povo tomou as ruas; inicialmente na cidade de São Paulo através do movimento Passe Livre, após o prefeito Fernando Adad autorizar o aumento da tarifa de transporte público desencadeando uma série de manifestações por todo o território nacional.
O cidadão brasileiro ao partir para as ruas, provou ser possuidor de grande capacidade mobilizadora e consciência política, demonstrando portanto, não estar alienado aos acontecimentos e `as ações dos nossos representantes.
O que não era esperado aconteceu. O movimento cresceu recebendo apoio de outros segmentos da sociedade ampliando as reivindicações; diversificando os temas e cobrando dos nossos políticos uma resposta do porque tanta falta de ética e de conduta moral daqueles que deveriam