celulas de schwann
Cada célula de Schwann envolve um segmento de um axônio, enrolando-se em volta deste e de si própria, até cem vezes. A sua membrana celular contém lipídeos e glicoproteínas produzidas na célula com propriedades especificas para as necessidades de isolamento dos neurônios. Ao enrolar-se em volta do axônio, as camadas de membrana bifosfolipidica ficam praticamente em contacto uma com a outra, em forma de "fatia de cebola" com o axônio no centro. O corpo celular, onde se localiza o núcleo e os organelos produtores dos componentes da membrana (a mielina) fica limitado à periferia.
Cada célula cobre cerca de um milímetro do axónio, mas como estes em geral no sistema nervoso periférico são muito mais longos, podendo chegar a metros de comprimento, muitas centenas delas são necessárias em cada axônio de cada neurônio.
MICROGLIAS
São as células menores da neuroglia, possuem corpo celular alongado com muitos prolongamentos curtos e extremamente ramificado.
Constituindo as células imunes residentes do Sistema Nervoso Central. A quando de uma lesão ou infecção, a microglia migra e liberta uma gama de moléculas que, dependendo do estímulo inicial, podem ser tróficas ou citotóxicas. Na presença de antigénios ou partículas estranhas, cuja presença consegue reconhecer devido à expressão de várias proteínas na sua membrana citoplasmática, procede à fagocitose dos mesmos.
Neurofíbras mielinizadas:
▪ Apresentam bainha de mielina;
▪ Aumentam a velocidade de propagação de impulsos nervosos;
▪ Apresentam os nódulos de