celula
QUESTÃO 01:
Podem-se identificar três teorias são elas:
a) TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: Tem como seu fundador Frederick Winslow Taylor. Recebeu esta denominação por apresentar um caráter altamente técnico. Enfatiza as tarefas dentro das organizações essa abordagem procura ao mesmo tempo reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade.
b) TEORIA CLÁSSICA DAS ORGANIZAÇÕES: Essa abordagem surgiu frente à necessidade da definição de estratégias para administrar as organizações complexas. Diferentemente de Taylor, Fayol concentrou-se nos elementos da administração superior das organizações, fato que contribuiu para sua adesão aos princípios administrativos definidos numa visão de universalidade. Para ele o gerenciamento podia ser ensinado, como base no pensamento administrativo mais geral.
c) ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS: Percebia o homem como um ser mais complexo do que supunham os pensadores da Administração Clássica, tendo como princípios básicos:
a) necessidade de uma visão mais elaborada a respeito da natureza da motivação humana;
b) o ambiente social externo da organização deve receber atenção;
c) a organização se caracteriza por um sistema social aberto;
d) valores, sentimentos e atitudes possuem papel importante sobre o processo de produção.
QUESTÃO 02:
a)TEORIA COMPORTAMENTAL: O principal expoente dessa teoria é Simon de Alexander de Herbert. De acordo com essa teoria, o comportamento humano é reforçado por suas próprias consequências. Nesse sentido, sempre existe a necessidade do organismo se proteger ou atender alguma necessidade de sobrevivência, haverá consequentemente a repetição do mecanismo, conhecido por condicionamento operante.
b)TEORIA BUROCRÁTICA: Foi sistematizada pelo sociólogo alemão Max Weber, os princípios foram inicialmente incorporados às atividades governamentais, porém hoje eles se fazem fortemente presentes em quase todos os setores da economia, bem como nas