Celebra
O UNICEF - lê-se na nota – trabalha no sentido de ajudar a prevenir práticas prejudiciais, instituindo por exemplo, estruturas jurídicas e códigos de conduta para perseguir e punir os responsáveis. Envolve também líderes de comunidades religiosas, entre outras, para mudar normas ou condicionamentos que continuam a fazer perpetuar a violência e levam pais, professores e pessoal medico a fazer uso da violência na educação às crianças. O UNICEF apoia também a formação daqueles que trabalham para garantir cuidados adequados às crianças com deficiências e às envolvidas nas violências.
O Dia da Criança Africana institucionalizado pela Organização de Unidade Africana “OUA” em Addis-Abeba, Etiópia, desde 1991, é comemorado a 16 de Junho de todos os anos, em memória dos meninos negros do Soweto, massacrados em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino.
Neste acontecimento, milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, na sua manifestação exigiram às autoridades de Pretoria uma melhor educação e aprendizagem das línguas nativas em vez de unicamente o inglês.