Relatorio de intençao de projeto
Matheus Costa
Espaço e Forma
Análise de uma edificação
Natal
Junho/2015
Relatório de Intenção de Projeto
Transformação da Forma
O edifício e composto por duas torres e uma nave no centro ligando-as, as torres foram criadas através de uma pirâmide alongada verticalmente terminando com um tetraedro. A nave que fica entre os dois edifícios foi adquirida a partir de um triangulo alongado de forma vertical
As torres foram espiradas em velas de barco cujo a função e direcionar o vento para o centro onde tem três hélices para transforma os ventos em energia para o próprio prédio.
Elementos Definidores de Espaço
A edificação e composta por um plano de referência ou plano de piso nele se encontra três planos de base elevada que são as duas torres e a nave central.
Aberturas e Cantos
Cada torre contem três texturas diferente em forma de triangulo uma sobre a outra com poucas aberturas horizontais no triangulo de fora, o triangulo do meio e dividido em 8 partes horizontais com revestimento de vidro e esquadrilhas aparentes e o triangulo de fundo e todo fechado no vidro e na porte lateral contem aberturas para a circulação horizontais. Os cantos são todos curvados para da a ideia de uma vela náutica e por causa da aerodinâmica para a passagem dos ventos.
Escala e Proporção
O edifício é composto por duas torres simétricas projetadas em forma de vela, com uma altura de 240 metros dispostos em 50 andares.
Relações Espaciais
As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica de 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento. E no centro das duas torres uma nave com um restaurante.
Princípio de Ordem
O princípio de ordem pode ser obtido pela simetria das duas torres uma o espelho da outra e pela repetição das mesmas com a centralização da nave no centro das mesmas.