Cederj atividade 1
Leia o texto de Selvino José Assmann (Apostila do Curso), das págs. 19 a 35 e faça as atividades de aprendizagem pedidas na págs. 35.
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal única, distinta da religião e do senso comum?
Dentre os povos da Antiguidade Clássica, os gregos foram aquelas que, por primeiro, tiveram consciência de sua historicidade e esforçaram-se aprofundando suas investigações e reflexões de forma autônoma acerca de suas próprias condições materiais. O uso da razão fez com que o pensamento grego ultrapasse uma visão de mundo atrelada ao mito, logrando, com isso, a constituição daquilo que se conhece como a Filosofia. Esse processo tem pano de fundo o intenso e profícuo contato que os gregos travaram através das viagens marítimas pelo mundo mediterrâneo com fins comerciais e de expansão que produziram uma nova percepção do tempo, de valores, bem como a desmistificação do mundo, passando a exigir uma explicação sobre sua origem, fato que trouxe novas exigências que o pensamento mítico já não mais podia atender. Desse modo foi possível o surgimento da vida urbana que é a gênese da Polis e da democracia grega, o estabelecimento de novas classes, a invenção da escrita alfabética, avanços na matemática, o surgimento da moeda e do debate político, que passa a ser vivenciado na Ágora, símbolo maior não só da troca de mercadorias, como de idéias, que estimularam o discurso, o pensamento e novos saberes. Outra condição histórica relevante para o surgimento da Filosofia na Grécia no período compreendido entre o final do século VII e início do século VI a.Cfoi o rico conhecimento produzido por civilizações e culturas precedentes ou contemporâneos dos gregos na Antiguidade, sobretudo pelos egípcios, persas, babilônios, assírios, que