cecim
FILO PORÍFERA
Distinguimos diversos tipos de organização estrutural.
Em ordem crescente de complexidade e evolução, distinguem-se:
a) ASCON
b) SÍCON
Os Poríferos
O filo dos poríferos ou simplesmente esponjas são organismos pluricelulares primitivos cujas células nunca formam tecidos ou órgãos. Devido a essa característica, são muitas vezes classificados como Parazoários.
A designação Porífera decorre do fato de esses organismos apresentarem o corpo dotado por diminutos poros; já o termo esponja é devido ao fato de alguns desses organismos secretarem ao redor de si uma substância macia e flexível que lhes serve de sustentação e que há tempos era utilizada para o banho, tal qual as atuais esponjas sintéticas.
c) LEUCON
Principais células encontradas numa esponja e suas funções
Esponja do tipo sícon.
Características gerais
As esponjas são exclusivamente aquáticas, sendo a grande maioria habitante dos mares. São sempre imóveis e fixas no substrato, quando adultas.
Uma esponja simples apresenta a forma de vaso, com a base aderida ao substrato, tendo, no lado oposto a ela, um grande orifício denominado ósculo. A parede do corpo da esponja delimita uma cavidade central, a espongiocele ou átrio, que se coloca em contato com o meio exterior através do ósculo.
12
A. Coanócitos, células com flagelo e colarinho, que captam, englobam e diferem as substâncias nutritivas (digestão intracelular). Participam ainda na movimentação da água e no transporte de espermatozóides.
B. Espongioblastos ou Espongiócitos, células formadoras de espongina (esqueleto orgânico macio).
C. Escleroblastos ou Esclerócitos, células formadoras de espículas (esqueleto mineral - SiO2 ou CaCO3).
D. Miócitos, células ricas em fibrilas contráteis, formadoras de esfíncteres dos poros e dos ósculos; servem para a contração.
E. Amebócitos, células que englobam substâncias nutritivas para pseudópodes, e que se deslocam; participam ainda da