PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE IDOSO
O Projeto de Intervenção tem como objetivo apresentar à disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio – FIB, que tem como foco propiciar a quebra do isolamento social e do abandono da pessoa idosa; promover a valorização da disponibilidade do tempo e da liberdade de que dispõe essa pessoa para realizar seu potencial de expressão criativa; descobrir possibilidade de mudança, realização pessoal e quebrar de conformismo e passividade.
Este projeto irá ser realizado no Centro Social Urbano de Mussurunga no Setor de Serviço Social do Centro de Convivência de Idosos – CECIM o qual é dirigido pela Assistente Social Maria Sirley Almeida Guimarães. A maioria dos idosos se encontra em plenos vigores físicos, mentais e intelectuais, tendo capacidade para atuarem na comunidade, transmitirem seus saberes e experiências para outras pessoas. O grande segredo para dar certo é ter um objetivo definido e respeitar as diferenças dos idosos participantes valorizando suas potencialidades por meio de atividades interativas que possibilitem o SER e o PENSAR. Diante do exposto, ressaltou-se a importância de desenvolver-se este projeto para divulgar as atividades que serão produzidas pelos idosos.
Refletindo, então, sobre os direitos desse público, vale destacar o que preconiza o ESTATUTO DO IDOSO. Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Art.3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...] Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
JUSTIFICATIVA
Quando se pensou em elaborar este